top of page

Aceitação - O primeiro passo para a mudança!

  • Diná Aguiar
  • 29 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Todos os contos de fada terminam dizendo que “se casaram e foram felizes para sempre”.

Infelizmente esta não é a realidade. Na vida cotidiana e íntima do relacionamento conjugal, por mais amor e compreensão que exista, surgirão problemas, obstáculos, dificuldades no dia a dia. Ao surgir um problema, negá-lo não vai eliminá-lo. Revoltar-se, deprimir-se, arrepender-se... Nenhuma dessas atitudes irá solucioná-lo.

Porém, a melhor atitude será:

  1. Aceitá-lo como um fato. Muito bem, tenho este problema, essa é a realidade.

  2. Que posso fazer para solucionar?

A coragem não é a ausência de medo e sim sentir o medo e agir de forma adequada.

Para os seres humanos não há caminho fácil.

“Não há comidas grátis”.

Victor Hugo disse mais ou menos assim – “O homem que passou pela vida em brancas nuvens e não sofreu, foi espectro de homem, não viveu”.

Não nos agrada admitir, mas imagina como duas pessoas, com singularidades, imperfeições, frustrações, decepções, expectativas, sonhos... Podem viver juntas sem fatalmente desagradar a outra, mesmo que seja inconscientemente ou involuntariamente?

Quanto antes aceitarmos que somos seres imperfeitos e em construção, mais misericordiosos poderemos ser e mais energia poderemos investir numa relação saudável e feliz!

Precisamos investir em nossa saúde mental, pois quanto mais forte o nosso ego, mais compreensível seremos com o nosso cônjuge, mais coragem para enfrentar nosso medos.

Quanto maior a inteligência emocional, mais poderemos tomar decisões racionais, equilibradas, acertadas (que ocorrem no pré-frontal) e menos descontrole das nossas emoções (que ocorrem no sistema límbico).

A aceitação de um fato acalma o nosso sistema emocional(sistema límbico) e dá oportunidade a nossa área racional(pré-frontal) para fazer as melhores escolhas e não agir impulsivamente, falando e agindo de forma a nos arrepender mais tarde.

Aceitar um fato não é concordar com ele, é admitir a sua existência e buscar soluções assertivas!

Se este artigo contribuiu para você, deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e... Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page