top of page

Aprendendo com os Japoneses

  • Diná POL Aguiar
  • 7 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Em quem você pensa quando se fala de sushi, sashimi, lindas cerejeiras, mas também de pessoas inteligentes, produtivas, focadas, tecnologicamente avançadas?

Certamente você pensou nos japoneses!

Listo a seguir 10 características do sistema educacional japonês, que talvez nos esclareça o porquê os japoneses têm as características acima:

1. Caráter

Até os 10 anos as crianças não fazem nenhum exame de conhecimentos, somente pequenos testes, porque o objetivo é formar o caráter. As crianças são ensinadas a ter autocontrole e coragem. A respeitar, a serem gentis, generosas, compassivas, empáticas com todos, inclusive animais e natureza.

2. O ano Letivo

No Japão começa no dia 1º de Abril com o desabrochar das flores.

É dividido em 3 trimestres com pausas:

  • 1º de Abril a 20 de Julho

  • Pausa

  • De 1º de Setembro a 26 de dezembro

  • Pausa

  • De 7 de Janeiro a 25 de março

  • Pausa

3. Cuidado com a Escola

São os alunos que limpam as salas de aulas, cozinha e banheiros. Os alunos são divididos em grupos e as tarefas são divididas durante o ano. A razão é que assim eles aprendem a trabalhar em equipe, a se ajudarem, a ajudarem a manutenção da limpeza porque sabem o quanto custa limpar. Aprendem a respeitar e a valorizar o trabalho do próximo.

4. Alimentação

Eles têm um menu padronizado preparado por chefs e profissionais da saúde, com refeições saudáveis e equilibradas, para alunos e professores. Os alunos almoçam dentro da sala de aula com os professores.

5. Horário escolar

Os alunos além de estudar 8 h por dia, em feriados e fins de semana, a escola oferece cursos extracurriculares, em que os alunos retornam à noite para participarem de cursos preparatórios e oficinas.

6. Aprendem Caligrafia e Poesia

Eles estudam caligrafia, as letras são chamadas Shodo.

Como o Shodo, o Haiku é uma arte, uma forma de poesia que usa expressões simples para transmitir sentimentos profundos aos leitores. Essas aulas ensinam as crianças a respeitar sua cultura.

7. Uso do Uniforme

A maioria das escolas usam o mesmo uniforme: estilo militar para os meninos e marinheiro para as meninas e o seu uso é obrigatório.

8. Frequência e Foco

Aluno japonês não “mata” aula, a taxa de frequência é de 99,99%, nem chega atrasado. Os alunos “não viajam” enquanto o professor ensina, eles são focados.

9. Ingresso na Faculdade.

Ao concluir o ensino médio, o aluno faz um único teste e escolhe a faculdade, que só poderá entrar se alcançar pontuação. Somente 76% dos graduados ingressam na faculdade.

10. Faculdade.

O melhor período da vida dos japoneses.

Eles costumam chamar o período da faculdade como as “férias” antes do trabalho!

(Fonte: “Características do sistema educacional japonês” - Canal do Ensino)

Ao ler este artigo no Canal do Ensino, fiquei pensando: como esses exemplos podem ajudar às famílias?

Infelizmente não podemos mudar a educação brasileira, somente os legisladores, as secretarias de educação, os donos de instituições educativas podem fazer mudanças. Mas na família, os pais que são os primeiros e mais importantes professores podem aproveitar essas “ideias”.

Como?

1. Ensinando valores, moral, ética… Para que seus filhos formem um caráter de um pessoa digna, respeitosa, generosa, empática, solidária.

Inclusive Pontualidade, Responsabilidade, Compromisso.

2. Determinando tarefas para as crianças, desde a mais tenra idade, como por exemplo: guardar seus brinquedos numa caixa e à medida que eles forem crescendo aprendendo a ter responsabilidade com a manutenção e limpeza da casa.

3. Ajudá-los na preparação de uma agenda de atividades: horário para estudos, leituras, tarefas domésticas, lazer.

Um mínimo de TV, celular, jogos.

4. Ajudando-os na formação do seu Eu Adulto, para que aprendam a esperar a sua vez, esperar uma recompensa como fruto de um objetivo alcançado.

5. Que os pais tenham Sim que seja Sim e tenham Não que seja Não.

6. Que as regras não sejam mudadas em função do cansaço, do estresse, do humor dos pais.

Se nós queremos que nossos filhos sejam respeitados como são os japoneses, algo precisa ser feito.

Deixo essas “dicas” pra vocês pais e professores.

Deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e... Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page