Como o Stress pode ajudar no seu Relacionamento
- Diná Aguiar
- 24 de jan. de 2017
- 6 min de leitura

O stress, o medo, a dor são muito importantes para a nossa sobrevivência.
O medo nos faz ser cautelosos.
A dor nos faz buscar soluções.
O stress nos prepara para a ação.
Stress é a consequência da percepção de estímulos que provocam uma excitação emocional causando um desequilíbrio na nossa biologia. Na busca de equilíbrio, o organismo aumenta a secreção de adrenalina, que nos prepara para ação.
O estresse passa por várias fases:
1ª.Alarme ou Alerta - Fase em que o organismo se prepara para a fuga ou o enfrentamento, se prepara para a ação e não há necessariamente, danos para o organismo.
2ª.Resistência - Se o stress continuar por mais tempo, ou quando for de grande intensidade, o organismo procura se estabilizar (buscar a homeostase) através da utilização automática de muita energia.
3ª.Exaustão - Se a causa de stress permanecer por longo tempo, o organismo entra em exaustão, causando diminuição da resistência física e emocional. Ocorre a produção de cortisol e baixa a imunidade, e podem surgir as enfermidades psicossomáticas.
As fontes de stress podem ser externas, como um assalto, uma catástrofe, um trabalho a realizar…
Mas as fontes também podem ser internas: crenças, valores e necessidades biológicas.
Outro fator a considerar, é a nossa percepção.
Diferentes pessoas percebem e reagem a um mesmo estímulo de forma diferente.
Já observou como um grupo de pessoas de uma mesma família, ao enfrentarem uma situação traumática são afetados diferentemente?
O stress afeta a cognição com diminuição da concentração e atenção, diminuição da memória e da capacidade de organização e planejamento.
Emocionalmente causa aumento da ansiedade com todas as suas consequências.
No comportamento podemos observar diminuição da energia, transferências de responsabilidade, dificuldade de expressão, diminuição do interesse e entusiasmo, aumento do uso de álcool, café e cigarro, problemas de sono em geral.
Essa é a parte negativa do Stress!
A psicóloga Kelly McGonigal na sua apresentação do TED - How to make stress your friend - cita 3 pesquisas muito interessantes, que a fez repensar todos os seus conceitos sobre o stress.
Trago pra vocês um resumo e algumas citações:
1ª Pesquisa - Keller, Litzelman, Wisk, et al 2012. Un of Wisconsin -
Esta equipe durante 8 anos acompanhou 30 mil adultos nos EUA, em que perguntaram aos participantes:
1. “Quanto stress você teve ano passado?”
2. Você acredita que o stress é prejudicial à sua saúde?
Durante estes 8 anos pesquisaram em registro público para verificar quem havia morrido.
Pessoas que tiveram muitas experiências de stress no ano anterior e acreditavam que o stress causava mal à saúde tiveram um aumento de 43% no risco de morte.
Pessoas que tiveram muito stress no ano anterior, mas não acreditavam que o stress fosse prejudicial, não aumentaram o risco de morte. Na verdade, elas tiveram menor risco de morte do que qualquer outro no estudo, incluindo as pessoas que tiveram pouco stress.
Pesquisadores estimaram que durante os 8 anos da pesquisa em que estavam acompanhando as mortes, 182 mil americanos morreram prematuramente, não por causa do stress, mas na crença de que o stress faz mal à saúde! Mais de 20 mil mortes/ano.
Se isso for verdade, a crença que o stress mata, foi a 15ª maior causa de morte, matando mais que o câncer de pele, HIV e homicídios.
Conclusão do estudo: Será que mudar a minha crença sobre o stress, pode nos tornar pessoa mais saudável?
Sim! Quando mudamos nossa opinião sobre o stress, podemos
mudar nossa resposta corporal ao stress.
Diante de uma situação estressante, aumenta o ritmo cardíaco (o coração bate mais depressa), aumenta o ritmo da respiração, talvez ocorra suores e interpretamos essas mudanças físicas como ansiedade, ou sinais de que não estamos lidando muito bem com a pressão, mas e se interpretarmos como sinais de que o corpo está fortalecido, está se preparando para enfrentar desafios?
2ª Pesquisa - Isso foi exatamente o que foi dito aos participantes em um estudo feito pela Universidade de Harvard. Antes de irem para o teste de stress social, eles aprenderam a repensar sua resposta ao stress como algo bom: “O coração batendo forte está lhe preparando para a ação. A respiração mais rápida não tem problema, está levando mais oxigênio ao seu cérebro”.
Os participantes que aprenderam a encarar a resposta ao stress como útil para a sua performance, ficaram menos estressados, menos ansiosos, mais confiantes.
Muito importante foi verificar como a resposta ao stress mudou. Numa resposta típica ao stress, a taxa cardíaca sobe, os vasos sanguíneos se contraem, essa é uma das razões porque o stress crônico está associado às doenças cardiovasculares.
No estudo, quando os participantes aprenderam a encarar sua resposta ao stress como útil, seus vasos sanguíneos permaneceram relaxados, o que é um perfil cardiovascular mais saudável, parece muito com o que acontece em momentos de alegria e coragem.
Essa mudança biológica poderia ser a diferença entre um ataque cardíaco induzido pelo stress com 50 anos e viver bem até 90 anos,
Desafio: Quando você estiver enfrentando uma situação de stress, pense: “Meu corpo está se preparando para me ajudar a enfrentar este desafio!”
Quando você enfrenta o stress desse jeito, seu cérebro acredita e sua resposta ao stress será mais saudável.
Outra conclusão que a Drª kelly chegou é que o stress nos torna mais sociáveis.
Oxitocina é um neuro-hormônio, que é conhecida como o Hormônio do Abraço, pois é liberada quando abraçamos, ajusta os instintos sociais do nosso cérebro. Dá uma tendência a fazer coisas que fortalecem os relacionamentos próximos. Oxitocina provoca a necessidade de contato físico, com os amigos e familiares, aumenta a empatia, nos deixa mais dispostos a ajudar e a apoiar.
Oxitocina é um hormônio do Stress. Nossa glândula pituitária bombeia oxitocina como parte da resposta ao stress, da mesma forma como a adrenalina é liberada como resposta ao stress e faz o coração bater mais forte.
Quando a Oxitocina é liberada na resposta ao stress, está lhe motivando a buscar apoio, está lhe incentivando a contar a alguém como você se sente, em vez de guardar isso pra você. Ou para você perceber quando alguém está precisando de ajuda.
Quando você enfrenta dificuldades, sua resposta ao stress lhe impulsiona a estar acompanhado de pessoas que se importam com você.
A Oxitocina age no cérebro e no corpo, um desses papéis é proteger seu sistema cardiovascular dos efeitos do stress. É um anti inflamatório natural, ajuda os vasos sanguíneos a ficarem relaxados durante o stress.
O coração tem receptores para a Oxitocina, que ajuda as células cardíacas a se regenerarem e a se curarem de qualquer dano sofrido durante o stress, fortalecendo assim o coração.
“Quando em stress, você procura ajuda, mais oxitocina é liberada e mais rapidamente você é recuperado do stress”.
A resposta ao stress tem um mecanismo embutido para a resiliência ao stress e esse mecanismo é a conexão humana - o relacionamento humano!
3ª Pesquisa: - Poulin, Brown, Dillard & Smith, 2013, Un. at Buffalo, NY, Dep of Psyc - 1000 adultos entre 34 a 93 anos responderam às seguintes perguntas:
Quanto stress você teve ano passado?
Quanto tempo você passou ajudando amigos, vizinhos e pessoas em sua comunidade?
Acompanharam registros públicos durante 5 anos, para ver quem havia morrido.
Para o grupo de pessoas que enfrentaram grande dificuldade, mas não se envolveram em ajudar pessoas, houve um aumento do risco de morte em 30%.
Para o grupo de Pessoas que enfrentaram forte stress, mas passaram o tempo cuidando de outros, não apresentaram nenhum aumento de morte relacionado ao stress.
“Importar-se cria resiliência!”
Podemos evitar os efeitos prejudiciais do stress na saúde.
Como pensamos e como agimos pode transformar nossa experiência com o stress.
Quando você enfrenta as respostas do stress como útil, você cria a Biologia da Coragem.
Quando você escolhe conectar-se com outros quando está sob stress, você pode criar resiliência.
“O stress nos dá acesso ao coração. Coração compassivo que encontra alegria e significado, quando se conecta com os outros e, sim seu coração físico bate forte, trabalhando duro para te dar força e energia, e quando você escolhe encarar o stress desse jeito, você melhora no stress, você está afirmando algo profundo, você está dizendo que pode confiar em si mesmo, para lidar com as mudanças da vida e está lembrando que você não necessita enfrentar sozinho”.
(https://www.ted.com/playlists/315/talks_to_help_you_manage_stres)
Logo, é uma questão de mudança de Mindset!
Com essa mudança de Mindset você muda como seu corpo reage ao Stress e ainda fortalece seus Relacionamentos!
Deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e... Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

Commentaires