top of page

Uma pergunta que atravessa os séculos!

  • Diná Aguiar
  • 6 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Era cerca de 11h de fevereiro de 1996, me senti mal e deitei. Ainda ouvindo o barulho da TV que estava ligada, fui subindo e vi meu corpo deitado na cama. Fui subindo cada vez mais e sentia o vento abaixo do meu “corpo”. Comecei a ver muitas mesas postas como para um grande banquete. Então pensei: “Morri e estou indo ao encontro de Deus”. Minha vida passou em meu pensamento e fiquei muito feliz por ter vivido uma vida inteira fazendo o meu melhor. Enquanto sentia grande alegria e pensava que estava indo ao encontro de Deus, apareceu um homem de calças pretas e blusa branca e respondeu ao meu pensamento: “Antes vou lhe mostrar o muro das lamentações” e repetiu, ao terminar de repetir, eu estava novamente no meu corpo.

Foi uma experiência extra-corpórea? Meu espírito e minh'alma saíram do corpo? Foi uma visão?

Ao longo da história encontramos duas correntes de pensamento:

  1. Dualista: O Homem tem um corpo físico e uma alma/espírito.

  2. Monista: O Homem é um ser único. Sua “mente” é resultado das conexões cerebrais.

Apesar dessas discussões serem remetidas ao pensamento grego, René Descartes, filósofo, matemático e físico francês do século XVII, foi considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno, famoso pela frase: “Penso, logo existo”.

Para Descartes há duas substâncias diferentes:

  1. O corpo - A essência do corpo é a extensão. O corpo é espacial.

O corpo pode executar muitas ações sem a intervenção da alma.

  1. A alma ou mente - A essência da alma ou mente é o pensamento.

A alma não tem extensão. A alma é pura substância pensante que pode ou não regular o corpo.

Apesar de Descartes não poder compreender como o corpo e a mente estão unidos, ele localizou a glândula pineal como o ponto de contato entre a alma e o corpo, introduzindo assim a relação da mente com o sistema nervoso. (http://platea.pntic.mec.es/~macruz/mente/descartes/descartes.html)

A neurocientista de Harvard, Jill Bolte Taylor, ao falar de sua experiência, em 1996, com um AVC/derrame no Hemisfério Esquerdo, traz luz ao entendimento dos hemisférios cerebrais.

O professor José Roberto Marques do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) usa a metáfora dos 2 selfs para se referir aos hemisférios.

Self 1 - Centro direcionador da Mente Consciente, Hemisfério Esquerdo. Self 1, mente racional, lógica. Temporal, no tempo do relógio. Descansa enquanto dormimos.

Self 2 - Centro direcionador da Mente Inconsciente, Hemisfério Direito. Self 2, todo o potencial que recebemos. Atemporal. Nossa essência. Sede de processos intuitivos, centro das emoções.

Na metáfora muito conhecida do iceberg, cerca de 10% representa o Self 1 e cerca de 90% representa o Self 2.

Existe dentro de todo ser humano uma conversa entre estes 2 selfs. Da conclusão desse diálogo interno resulta nossa enfermidade ou saúde , nossas derrotas ou vitórias.

Numa linguagem de computadores(para quem entende): Hemisfério Direito seria como um Processador paralelo e o Hemisfério Esquerdo como um Processador serial.

Os 2 hemisférios se comunicam através do corpo caloso que tem cerca de 300 milhões de fibras de axônios.

Segundo a experiência da Drª Jill Bolter Taylor, “o Hemisfério Direito pensa em figuras, aprende cinestesicamente através do movimento do nosso corpo, as informações na forma de energia, fluem simultaneamente, através de todos os nossos sistemas sensoriais, e depois explodem em uma enorme colagem do visual deste momento atual, do cheiro deste momento do seu gosto, do seu sentimento e do seu som. Sou um ser de energia conectado com a energia ao meu redor, através da consciência do meu Hemisfério Direito. Somos seres perfeitos unidos como uma grande família.

O Hemisfério Esquerdo é um lugar muito diferente, pensa linear e metodicamente, tem a ver com o passado e o futuro, é projetado para pegar aquela enorme colagem do mundo atual e começar a selecionar detalhes, detalhes e mais detalhes sobre estes detalhes. E depois categoria e organiza toda aquela informação, associa tudo no passado que já aprendemos, e projeta no futuro todas as nossas possibilidades.

O Hemisfério Esquerdo pensa em linguagem. É aquela conversa cerebral contínua que conecta a mim e meu mundo interno com o meu mundo externo.

É aquela voz que diz: “Lembre-se de comprar bananas quando estiver voltando para casa. preciso delas para amanhã.” É a inteligência calculista que faz com que eu lembre quando tenho que lavar roupa. Mas talvez o mais importante seja que é aquela voz que diz: “Eu sou. Eu sou”. É assim que o meu Hemisfério Esquerdo diz para mim: “Eu sou”. Eu me transformo em um indivíduo sólido único, separado do fluxo de energia ao meu redor e separado de vocês.

Foi esta parte do meu cérebro - Hemisfério Esquerdo - que eu perdi com o AVC”. (http://bit.ly/Jill-Bolter-Taylor)

A Lógica postula que necessitamos um premissa maior para poder construir nossos pensamentos. Quando tomei conhecimento dessa informação, conclui que minha premissa maior é a Bíblia, a Palavra de Deus. E lá eu encontro em 1ª Tessalonicenses 5.23, o seguinte:

“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito (pneuma), e alma(psique) e corpo (soma) sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Logo, a Bíblia que não é um livro de ciências, mas sempre faz afirmações que são comprovadas cientificamente, diz que o ser humano, além do espírito, tem uma alma ou psiquismo e um corpo.

A Bíblia também afirma que “Somos o que pensamos” (Provérbios 23.7).

Muitas são as referências bíblicas sobre a interferência psicossomática, hoje comprovadas cientificamente.

Conclusão da pergunta que atravessa os séculos:

Os cientistas apesar de terem linhas opostas: uns monistas e outros dualistas, as experiências comprovam a existência de um Self Maior, uma “entidade” que transcende, um Self Maior, um Self 2 e um Self 1.

Momento Coaching:

Como anda o seu diálogo interno?

Como anda a conversa entre o seu Self 1 e o seu Self 2?

São conversas inspiradoras? Estimulantes que lhe inspiram a vencer?

Ou seus Selfs andam conversando temas que lhe deixam com auto estima baixa, deprimido, desanimado?

Que tal prestar atenção para que você só tenha conversa que o ajude a viver o seu dia com Vida Abundante?

Deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e... Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page