top of page

Expressão de Orgulho...

  • Diná Aguiar
  • 20 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Jessica Tracy estudou "expressões de orgulho" e descobriu que tanto pessoas que têm visão como pessoas cegas, quando vencem algum campeonato, executam a “expressão de orgulho”, que é: levantar as mãos em V e levantar o queixo.

Esta é a expressão não verbal de “Poder”: levantar as mãos, levantar o queixo, postura de se abrir...

Esta é a expressão não verbal de “Não Poder”: fechar os braços, se encurvar, segurar o pescoço, segurar a cabeça...

Não somente primatas como também líderes poderosos e efetivos apresentam alta concentração de testosterona (hormônio dominante), como baixa concentração de cortisol (hormônio do estresse).

Interessante esta correlação, pois um líder será efetivo e terá poder, dependendo de como reage ao estresse!

Descobriu-se que dentre os primatas, se um deles necessitar dominar, em poucos dias a sua concentração de testosterona sobe e o seu nível de cortisol desce!

Uma equipe de Psicologia Social de Harvard fez a seguinte experiência: Adotar poses de “alto poder” e poses de “baixo poder”, por 2 minutos, medir o nível de testosterona e de cortisol na saliva antes e depois da experiência.

O resultado foi muito interessante.

Pessoas que fizeram pose de alto poder por 2 minutos experimentaram um aumento de 20% na concentração de testosterona e diminuíram 25% na concentração de cortisol.

Pessoas que fizeram pose de baixo poder por 2 minutos experimentaram uma queda na concentração de testosterona de 10% e um aumento da concentração de cortisol de 15%.

Que tremendo! Um exercício de 2 minutos pode promover mudanças e configurar o cérebro para ser assertivo, confiante e a estar confortável ou se tornar reativo ao estresse, se sentir desanimado, desmotivado...

Nossa comunicação corporal, não verbal não somente afeta as pessoas ao nosso redor, mas também afeta a maneira como pensamos e nos sentimos sobre nós mesmos.

“O corpo pode mudar a mente, a mente pode mudar o comportamento e o comportamento pode mudar o destino”. (Amy Cuddy)

Quando li a seguinte passagem: “um abismo chama outro abismo”, pensei: “uma vitória também chama outra vitória”. Por isso é importante sempre que “tudo está dando errado”, tentar fazer algo bom, algo que mude a situação negativa em positiva, e é aí que entra a experiência da “postura de poder”.

Está dando tudo errado? Está pensando coisas negativas, está com uma postura de “pouco poder” e se sentindo sem capacidade, sem esperança, sem futuro?

  • Experimente realizar por 2 minutos posturas de poder e eu acrescento: elabore um sonho e estabeleça metas para alcançá-lo, com as mudanças hormonais que estarão ocorrendo em seu cérebro, você terá o input pra conseguir dar o primeiro passo!

Se este artigo contribui para você, deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e... Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page