Buscar
Que tal reprogramar o seu cérebro?
- Diná POL Aguiar
- 7 de out. de 2016
- 3 min de leitura

Reprograme seu cérebro para pensar e sentir de forma diferente, para melhorar seu pensamento e seu comportamento.
1.Seja consciente de que seus pensamentos e comportamentos são padrões de resposta automática, são estratégias cerebrais aprendidas.
Todo comportamento desajustado é o resultado das estratégias que seu cérebro aprendeu a usar para protegê-lo, é um trabalho de adaptação.
São padrões aprendidos que podem ser desaprendidos.
Apesar de nosso cérebro ser preguiçoso, ele gosta de automatizar os comportamentos, na verdade ele necessita de desafios para ser saudável.
Uma vez consciente de que seus comportamentos são padrões aprendidos, você tem a oportunidade de escolher que pensamentos e ações deseja expressar e assim formar novos circuitos neurais.
2. Seu comportamento não é você!
Quando perceber um comportamento inadequado, faça a distinção entre o comportamento e você.
Ex: Ao cometer um erro, não diga: “faço tudo errado” ou “sou burro” e sim que “cometi este erro”, mas agora "posso corrigir e fazer correto".
Seu cérebro foi treinado e automatizou um comportamento, agora para mudar exige determinação. Você precisa tomar a direção, sendo consciente, e não deixar sua vida como um barco, sem controle, no mar do inconsciente.
3. Defina suas metas, seus sonhos, para que você possa montar um plano de ação consciente.
As pessoas são o que não querem ser, estão onde não gostam de estar porque não imaginaram onde queriam estar e ser.
Sim, o primeiro passo é planejar o que se quer ser e onde se quer chegar.
A Fé que Jesus ensinou, o “Segredo”, todos esses princípios estão fundamentados em pensar, em crer sem duvidar, para que se concretize.
É este pensamento definido e claro do que você deseja que irá alimentar conscientemente a sua mente inconsciente. E assim traçar planos, estratégias para chegar onde deseja.
Se você deseja ser médico e não planeja o que tem que estudar para entrar na faculdade, seu sonho não será uma meta e sim uma ilusão.
Todo sonho se realiza com estratégias de ação.
Se seu sonho for uma paixão, seu inconsciente trabalhará para concretizá-lo!
4. Colocar em ação.
Ao tomar consciência e aceitar que determinado comportamento é inadequado, seu cérebro irá criar novos circuitos neurais se você começar a pensar e a agir diferente, se agir na direção que você deseja.
Ex. Pensamento: "Sou feio, faço tudo errado..."
Começar a pensar: Não existe ninguém feio e sim descuidado, desarrumado.
O que tenho que fazer para me apresentar melhor?
Ao começar a traçar estratégias de se cuidar, seu cérebro irá construindo novos circuitos, até aumentar sua auto-estima.
Outro ex. "Sou incapaz..."
Começar a pensar: Não existe ninguém com todas as capacidades, todos são deficientes em algo e bons em alguma área. Em que área eu posso me aperfeiçoar?
Se recuse a ser enganado pelas mensagens antigas, pelas mensagens negativas.
Conscientize-se de que esses pensamentos não são você e sim comportamentos aprendidos.
Assuma o comando dos seus pensamentos e seu inconsciente será formado de acordo com o material que você lhe dá.
Ao praticar um comportamento, sua mente o integra até torná-lo automático.
Lembre-se seu cérebro é preguiçoso, não quer gastar energia pensando.
Estudos comprovam que ao decidir mudar seus pensamentos, você causa mudanças físicas em seu cérebro: A mente cria o cérebro!
Assim você pode transformar um vício em uma virtude, mudar sua relação com o dinheiro, com alimentos ou com uma pessoa que não está lhe ajudando a ser uma pessoa melhor.
Howard Gardner, em seu livro Mentes Extraordinárias, concluiu que as pessoas extraordinárias têm talento para identificar seus pontos fortes e fracos.
Sendo consciente dos seus pontos fracos, você pode buscar estratégias para mudar, para melhorar.
Sendo conscientes dos seus pontos fortes, você pode se aperfeiçoar, caminhar em busca da sua melhor performance, em busca dos seus sonhos!
Se este artigo contribuiu para você, deixe um comentário, deixe sua opinião, deixe seu questionamento e... Compartilhe, quem sabe você vai ajudar a um amigo!!!

Comments